Você anda pensando em comprar um carro seminovo? Nos últimos anos, muitas pessoas têm optado pelos seminovos e, por conta disso, a procura por esses modelos cresceu bastante. E esse aumento se deve a diversos motivos, como o alto valor dos novos, que faz com que o custo-benefício de um carros seminovos seja mais atrativo.

Mas para fazer um bom negócio na hora de comprar carros seminovosé preciso estar atento a alguns detalhes. Muitas vezes, a economia no valor do carro pode não compensar quando comparada com os problemas que você pode ter depois.

Preparamos algumas dicas para comprar carros seminovos e não errar na escolha, além de informações essenciais para antes da comprar. Confira:

As vantagens de comprar um veículo seminovo

A compra de um carro seminovo é, sem dúvida, uma excelente opção para a maior parte das pessoas — principalmente para aquelas que estão em busca de uma melhor relação custo-benefício. Vejamos algumas das maiores vantagens de se adquirir um veículo seminovo:

– possibilidade de comprar um veículo mais completo por um preço mais acessível;
– maior poder de negociação, já que é possível negociar diretamente com o proprietário;
– economia com a parte de documentação, uma vez que o veículo já está emplacado, bastando apenas arcar com o custo de transferência;
– menor índice de desvalorização;
– seguro com custo mais baixo, entre outras.

A melhor época do ano para comprar seminovos

A compra de um carro é o tipo de ação que deve ser feita de maneira estratégica, visando sempre as maiores e melhores vantagens. Nesse sentido, uma das maneiras de se conseguir isso é definindo a melhor época para realizar a compra. Mas que época seria essa?

Em geral, os períodos mais indicados para esse tipo de compra são o final e o início do ano. Nos primeiros meses do ano é muito comum que as concessionárias ainda tenham em seus estoques veículos que não foram comercializados no ano anterior. Em razão disso, é bastante provável a realização de promoções e ofertas para facilitar a venda desses veículos.

Assim, se fica mais fácil comprar um carro novo, pela lógica, fica mais fácil adquirir um seminovo, já que existem mais pessoas fazendo a troca, entende?

Por outro lado, o final do ano também pode ser um bom momento para a compra do seu seminovo. Isso porque, nos últimos meses do ano as montadoras e concessionárias estão lançando os modelos atualizados. Por isso, há a necessidade de liquidar os veículos do ciclo anterior.

Assim, mais uma vez, se a compra do veículo novo é facilitada, cresce o número de pessoas fazendo a troca e, consequentemente, fica mais fácil encontrar um seminovo com um bom preço. No mais, vale lembrar que o final do ano é época de 13º salário. Logo, é um valor a mais que você pode utilizar na compra.

As principais dicas para comprar um bom carro seminovo

A seguir, você poderá entender o que deve ser feito para que a compra de um carro seminovo seja realmente uma experiência satisfatória e você possa usufruir de um bom veículo. Acompanhe.

1. Pesquise bastante

É importante pesquisar bastante antes de decidir fechar qualquer negócio. Não se deixe seduzir por propostas “mirabolantes” sem antes saber bem o que está fazendo. Existem diversos meios hoje em dia para encontrar bons negócios em seminovos, principalmente na internet.

Faça uma pesquisa até mesmo nas cidades vizinhas à sua. O valor dos veículos pode variar e você pode conseguir um negócio mais em conta. Conheça o veículo pessoalmente, não feche negócio apenas a partir de fotos e descrições. Procure controlar as expectativas que a compra de um novo carro pode gerar para fazer uma escolha acertada.

2. Verifique a documentação e a procedência

Se você deseja comprar seu seminovo direto com o proprietário, é muito importante se certificar de que a documentação do veículo está em ordem. Verifique se o carro possui algum tipo de pendência, como multas e tributos a serem pagos. Você pode fazer essa consulta pelo site do Detran do seu estado.

Você também deverá solicitar uma vistoria para se certificar de que o veículo é o mesmo que está descrito no documento. Essa verificação é feita por meio dos números de identificação encontrados no chassi, nos vidros e nas placas. A vistoria garante que você não estará comprando um veículo adulterado ou até mesmo furtado.

Não se esqueça de que após a compra você terá um prazo de 30 dias para providenciar as alterações na documentação do veículo junto ao Detran.

3. Solicite o histórico de revisões

A realização das revisões estipuladas pela concessionária para veículos novos é muito importante e deve ser levada em consideração na hora de comprar um carro seminovo. Essas revisões têm por objetivo garantir que o veículo esteja sempre em boas condições, assim como quando saiu da loja pela primeira vez.

Geralmente, o histórico de revisões pode ser verificado no manual do proprietário do veículo. Lá deverão estar os carimbos confirmando que o carro foi vistoriado. Além disso, essa é uma forma de se checar a quilometragem real do veículo.

4. Conheça as condições mecânicas do carro

Mesmo que o veículo tenha passado por todas as revisões de rotina, é necessário saber quais as suas condições mecânicas na hora da compra. Solicite essas informações diretamente com o vendedor e faça um test drive.

Rode por alguns quilômetros com o carro para que você consiga perceber melhor seu funcionamento. Avalie o barulho do motor, a condição do sistema de transmissão, da suspensão, alinhamento e freios.

Para ter mais segurança na compra, submeta o carro a uma avaliação profissional. Assim você conseguirá uma análise mais precisa sobre a situação do seminovo e evita muitas dores de cabeça.

5. Avalie a conservação do veículo

Outro fator que deve ser considerado é a conservação e o cuidado que o antigo dono teve com o carro. Verifique bem a lataria, a fim de encontrar marcas que denunciem uma batida ou corrosão. Desalinhamento entre partes e irregularidades na pintura podem significar que o veículo já pode ter sido batido.

Se possível, avalie também as condições da parte de baixo do carro. Problemas de desgaste e ferrugem podem se esconder aonde é mais difícil de se enxergar. Vidros, rodas e pneus também devem ser avaliados para decidir se a compra vale a pena.

Na parte interna do veículo, examine as condições dos bancos, do carpete, a limpeza geral, as portas e o painel. Procure saber se o veículo não sofreu uma enchente, que danifica o interior e ainda pode deixar um desagradável odor. Não se esqueça de verificar se o macaco, a chave de roda, o triângulo e o estepe estão em ordem.

6. Escolha a melhor forma de comprar carros seminovos

Comprar um carro é uma decisão muito importante e, como tal, exige muita análise para se tomar as melhores decisões. Por isso, você deve pesquisar bem antes de decidir como vai pagar pelo seu seminovo, para que seu sonho não se torne um grande problema e você acabe ficando com parcelas que não consiga pagar.

Analise as taxas de juros e todos os encargos no caso da contratação de um financiamento. Esses valores costumam elevar bastante o preço final do veículo.

Se não tiver o dinheiro para comprar à vista e não quiser pagar os altos juros de um financiamento, uma boa dica é optar pelo consórcio. Essa modalidade, que é regulada pelo Banco Central do Brasil, também é válida para a compra de veículos seminovos. Assim, você consegue comprar o carro que você deseja com parcelas que cabem no seu bolso.

7. Prefira um vendedor de confiança

Apesar de ser possível encontrar muitos anúncios de venda de seminovos direto com o proprietário, é preciso tomar alguns cuidados antes de fechar esse tipo de negócio. Não faça nenhum pagamento sem antes se certificar de que o veículo está em ordem.

Dê preferência a uma concessionária ou loja de veículos seminovos. Esses lugares costumam se encarregar de toda a documentação necessária e te deixam a par da situação do veículo que você deseja comprar. Verifique também se a loja é bem avaliada por seus clientes e faça o melhor negócio na compra do seu seminovo.

8. Considere os gastos que você terá

Lembre-se de que seu carro trará gastos que vão além das parcelas. Considere o valor das taxas e tributos que devem ser pagas anualmente, como IPVA, licenciamento, seguro DPVAT e seguro opcional. Você também terá gastos com combustível, manutenção, entre outros.

Se você está pensando em trocar de carro, já deve estar acostumado com todos esses custos. Se está pensando em comprar o primeiro carro, não deixe de considerar esses pontos. É muito importante estar bem preparado financeiramente para decidir pela compra de um carro.

Ficou em dúvida? Fale conosco.

Fonte: Racon