Comprar um apartamento na planta pode ser um ótimo negócio para quem está cogitando investir em um imóvel ou mesmo conquistar seu apartamento dos sonhos. As instalações novas e modernas e os descontos na venda garantem um alto potencial de valorização.

Confira as nossas dicas para comprar um apartamento na planta com segurança, e usufruir do seu imóvel com tranquilidade.

1. Escolha bem o local.

Ao visitar o estande de vendas, conheça bem o bairro, se o empreendimento está bem localizado e se atende suas necessidades de transporte, comércio e segurança.

2. Faça uma pesquisa sobre a construtora.

Para evitar aborrecimentos, é importante fazer uma pesquisa sobre o histórico da construtora. É possível checar na justiça, no Conselho Regional de Engenharia e no Procon se há processos e se a obra está regularizada junto à prefeitura com alvará, registros e projetos anteriores.

3. Visite o apartamento decorado e observe a maquete.

Entre as desvantagens de adquirir na planta, está o fato de não poder ver o imóvel que está adquirindo, pois ele ainda não existe. A maquete e o apartamento decorado, no entanto, devem corresponder ao bem que será construído. Observe posição do prédio em relação ao sol, veja onde ficarão as áreas comuns, repare na disposição dos cômodos do imóvel, etc.

4. Negocie a forma de pagamento.

Diferente de um imóvel já pronto, que a entrada é de no mínimo 20% do valor total, quando se compra um apartamento na planta é possível negociar a forma de pagamento da parte da construção. A maioria das construtoras permite que isso seja feito de forma flexível, conforme a renda do comprador e o quanto ele pode pagar de entrada.

5. Tenha os documentos necessários em mãos.

Leve para a assinatura do contrato carteira de identidade, CPF, certidão de nascimento, de casamento ou de emancipação, comprovante de endereço, carteira de trabalho e extratos de FGTS se for usar, três últimas faturas de cartão de crédito, três últimos recibos de aluguel, três últimos extratos bancários, três últimos contracheques, declaração de Imposto de Renda com recibo e, em caso de empresários, o contrato social e a última alteração contratual.

6. Tenha ciência do INCC (Índice Nacional de Custo da Construção) e IGP-M (Índice Geral de Preço-Mercado).

Depois de acertadas as parcelas que serão pagas durante a construção, tenha consciência de que todos os valores serão reajustados de acordo com o INCC (Índice Nacional de Custo da Construção), que é elaborado pela Fundação Getúlio Vargas e afere a evolução dos custos de construções habitacionais até a entrega das chaves, posterior a essa data a correção é feita através do IGP-M (Índice Geral de Preço-Mercado).

7. Conheça a convenção de condomínio.

Fique informado sobre as reuniões de condomínio e compareça para poder participar de decisões que afetarão sua vida no futuro lar. Na primeira assembleia é definida a administradora responsável pelo condomínio, o que gera impacto no custo a na manutenção do local.

8. Se proteja em caso de atraso.

O atraso na entrega das chaves talvez seja o problema mais recorrente no judiciário. Como dissemos no post anterior, o atraso da obra pode justificar a rescisão do contrato pelo comprador, com a devolução integral e corrigida do valor pago, ou eventual direito a ser indenizado. Contudo, por se tratar do sonho do próprio lar, é bom que esteja preparado para o caso de atraso na realização deste sonho.

9. Fique de olho no memorial descritivo.

Todo acabamento do imóvel será detalhado no memorial descritivo. Leia-o com atenção e, no momento da vistoria para entrega das chaves, confira item a item. Inclusive, neste momento da entrega das chaves, um cuidado que sugiro é conferir a metragem do imóvel, pois as vezes o que é entregue é menor do que foi pago.

10. Se prepare para a reforma.

Com o apartamento pronto e as chaves nas mãos, você vai encontrar um imóvel sem armários embutidos, sem piso na sala e nos quartos, além de muitas outras coisas que você vai querer ter em sua casa. Então esse é o momento de começar com as reformas, que exigirá tempo e mais dinheiro.

Dessa forma, observando essas dicas, e estando assessorado por um advogado de confiança, você com certeza minimizará o risco de ter contratempos no futuro.

Fonte: https://www.jusbrasil.com.br/

Ficou em dúvida? Fale conosco, podemos te auxiliar na concretização do seu sonho.