Comprar um carro se tornou sinônimo de liberdade e flexibilidade na vida das pessoas. Não por outro motivo, hoje esse é um dos objetivos mais comuns entre jovens e adultos. No entanto, o automóvel também tem um papel fundamental na rotina familiar, especialmente quando se tem crianças em casa.
Por essa e outras muitas razões, escolher e adquirir um carro para família é uma tarefa que exige uma certa atenção. Afinal, existem diferentes necessidades e atributos que precisam ser atendidos pelo veículo e que certamente farão uma grande diferença no dia a dia.
Diante da importância desse assunto, preparamos um artigo completo para ajudar você a escolher um carro para a sua família.
O que considerar na hora da escolha?
Essa é uma das grandes dúvidas quando o assunto envolve a aquisição de um carro para família. Muitas pessoas não sabem o que se devem priorizar, o que faz diferença no dia a dia e o que é indispensável em um carro para atender às necessidades de uma família.
Diante dessa realidade, o primeiro passo para se fazer uma boa escolha é ter em mente que um carro de uso familiar pode ser diferente de um carro para uma pessoa solteira, por exemplo. Um veículo familiar, na maioria das vezes, requer alguns atributos específicos. Além disso, existem outros pontos — dessa vez mais pessoais — que você precisa levar em conta na hora da escolha.
Para facilitar as coisas, a seguir esclarecemos quais são os principais critérios que você deve considerar. Confira!
Tamanho da família
O tamanho da sua família é um fator muito importante na hora de escolher um carro. Na verdade, todo o processo precisa partir desse critério, já que o veículo tem que comportar todos os membros de maneira segura e confortável.
Hoje, o mercado oferece muitas opções de veículos para até cinco pessoas. Porém, quando há mais integrantes, as opções já são mais limitadas, embora também existam. Nesse sentido, a dica é pesquisar e identificar os modelos que podem atender a sua família.
Conforto
O conforto é outro atributo essencial para a escolha do carro da família. Especialmente para quem pretende fazer uso diário do veículo e passará um bom tempo dentro dele, é ainda mais importante considerar itens como:
– direção hidráulica/elétrica;
– ar-condicionado;
– câmbio automático;
– vidros e retrovisores com acionamento elétrico;
– sistema de som/central multimídia, entre outros.
Além desses quesitos, uma dica que pode ajudar você a escolher o carro mais confortável é fazer um test-drive. Isso porque cada modelo tem uma posição específica para dirigir, podendo ser mais ou menos confortável, seja para quem dirige, seja para quem vai como passageiro.
Segurança
A segurança é um ponto fundamental na escolha de qualquer tipo de automóvel, mas quando se trata de um carro para família, é ainda mais importante analisar essa questão. Atualmente, as montadoras têm uma preocupação muito grande com a segurança, inserindo um conjunto de itens que contribuem para ela nos veículos.
Assim, ao escolher o carro para a sua família, tenha o cuidado de analisar, por exemplo:
– se o veículo tem uma boa nota em testes de colisão — esse tipo de informação pode ser facilmente encontrada na internet;
– se o carro vem equipado com freios ABS e com controle eletrônico de frenagem (EBD);
– a quantidade e a posição dos airbags.
Orçamento disponível
O mercado automotivo, como destacado, oferece muitas opções de veículos que atendem bem às necessidades da maioria das famílias. Porém, os preços dos modelos podem variar bastante, a depender da marca, motorização, itens de tecnologia e padrão do carro, de forma geral.
Sendo assim, a forma mais adequada de basear a sua escolha é a partir das suas necessidades e possibilidades. Faça as contas e verifique qual é o orçamento que você tem disponível para a compra do veículo. Além disso, considere os custos que terá que arcar após a compra, como seguro, IPVA, combustível e revisões.
O planejamento financeiro é uma etapa que antecede a aquisição de qualquer bem (móvel ou imóvel). Então, organize suas finanças e verifique até onde você pode ir na hora de escolher o carro da família.
Caso não seja possível a compra de um carro zero, talvez seja uma boa opção focar em um carro seminovo, por exemplo. O importante é que a sua decisão seja sempre racional e condizente com o seu orçamento.
Ficou em dúvida? Fale conosco.
Fonte: Racon